quarta-feira, 28 de março de 2012

Decorando com Caixotes e Pallets

Os caixotes e pallets utilizados no transporte de alimentos em feiras podem se tornar um grande aliado na hora de decorar. Com criatividade eles se transformam em estantes, mesinhas, quadros e até mesmo sofás.
Este tema vem sendo muito apresentado em revista e sites de arquitetura e decoração, por isso resolvemos fazer uma coletânea para vocês. Com diferentes usos um deles pode ser o item que você precisa para dar um toque de personalidade e descontração na sua casa.
Mas antes de usá-los seguem algumas orientações muito interessantes da produtora Camile Comandini, que foi publicado na revista Casa e Jardim do mês de fevereiro/2012. Vale a pena seguir estas dicas:
1. Feitos de madeira de baixa qualidade, os caixotes precisam ser escolhidos com atenção. Prefira sempre os modelos mais novos, firmes e de tons claros.

2. Caso seu projeto demande várias unidades, como por exemplo uma estante, procure comprar todas no mesmo lugar. Maiores são as chances de o conjunto ficar estável.

3. Prefira as caixas que transportaram laranjas. São mais fortes e aguentam peso.

4. Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas. Para removê-las, lixe toda a superfície, incluindo os vãos entre as ripas. Com a lixadeira elétrica o trabalho fica mais fácil.

5. Ainda que se saiba da procedência das caixas, antes de pintá-las passe um produto anticupim, à venda em lojas de material de construção.

6. Entre pintar os caixotes com tinta spray ou látex, prefira a segunda opção, passada com rolo de pintura. Duas demãos são suficientes.

7. Revestir a madeira com tecido é uma boa ideia. Use cola branca, espalhando-a com um pincel largo ou rolo. Lembre-se de que a versão com tecido não poderá ficar em áreas externas.

8. Se você pretende parafusar o caixote na parede, atenção na hora de furar: por ser relativamente frágil, a madeira da base pode rachar.

9. Ao colocar rodízios, prefira os modelos de encaixar (e não de furar), encontrados em casas de ferragens.

10. Caixotes dão graça e estilo ao ambiente, mas são soluções temporárias. Quando utilizados em funções mais leves – cachepô, caixa de brinquedos, revisteiro – eles duram mais tempo.
O difícil será escolher o que fazer com tantas ideias boas...
Agora mãos a obra e bom trabalho!! :)



Fontes:
Casa e Jardim | Apartmenttherapy | House to home | Other people houses

Nenhum comentário: