quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Reaproveitando a água das chuvas!

Em tempos de falta de água o que mais se fala é sobre medidas para economizar esse bem tão precioso, como tomar banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, não lavar carros e calçadas, entre outras...
Isso tudo sem dúvida é muito importante, mas você quer fazer algo mais? É possível adotarmos medidas mais sustentáveis no projeto de edificações, como o reaproveitamento de água das chuvas.
Essa água pode ser utilizada para atividades cotidianas, como por exemplo irrigar plantas e jardins, o uso em vasos sanitários e para lavar carros e quintais, ficando a água potável para os demais usos como abastecimento de chuveiros e torneiras.
Mas como fazer para reaproveitar a água que chega de graça para nós por meio das chuvas?? Abaixo segue uma ilustração sobre o processo.


Essa captação é feita pelo telhado, que recolhe a água através das calhas e leva para um reservatório subterrâneo. A primeira água deve ser descartada pois ela traz as sujeiras do telhado. 
A água passa por um filtro físico antes de chegar ao reservatório, filtrando detritos maiores como folhas e pedriscos. Uma bomba será responsável por encaminhar esta água a uma caixa d`água separada da água potável e na sequencia poderá ser distribuída para alguns pontos da casa e enfim reutilizada!
Se sua casa já foi construída e você não está querendo fazer muita obra para se ajustar a esse novo sistema, tente fazer a captação apenas para o uso externo, de limpeza e irrigação. 
Seu bolso e a natureza agradecem!!:)

Fonte: www.forumdaconstrucao.com.br | Foto: www.rugidodoleao.com

Nenhum comentário: